quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

FMI já espera estagnação em 2009

Depois de admitir que as últimas projeções "não são boas", o diretor-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, admitiu que a próxima previsão do Fundo sobre o crescimento mundial em 2009 poderá "se aproximar de zero". Isso significa que a economia mundial ficará estagnada este ano.

Há apenas três semanas, a expectativa do FMI era de um crescimento mundial de 0,5%, com recessão de 2% nos países ricos.

O agravamento da crise ameaça causar um segundo "choque bancário", advertiu o diretor do FMI em entrevista ao jornal francês Les Echos. A crise abalou o mercado de tal forma que até mesmo quem tinha condições de pagar as dívidas pode ter dificuldade.

Strauss-Kahn também criticou a nova onda de protecionismo econômico: "Quando um país incita seus banqueiros, como contrapartida a uma ajuda em forma de recapitalização ou garantia de depósitos, a dedicar exclusivamente seu crédito ao país, isso é protecionismo."

Ao defender a reforma do sistema financeiro internacional, ele denunciou o "fracasso do pensamento ultraliberal". Strauss-Kahn disse que o capitalismo não vai acabar, "mas suas regras devem ter uma certa ética social".

Há dois dias, o diretor do Fundo pediu aos países que "dinamitem os paraísos fiscais" onde as pessoas depositam dinheiro para não pagar impostos e demitam os executivos das instituições financeiras responsáveis pela crise.

Nenhum comentário: