sábado, 28 de fevereiro de 2009

Brown critica "práticas inaceitáveis" dos bancos

O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, cobrou hoje uma regulamentação global rigorosa do sistema financeiro que não deixe furos para fundos e paraísos fiscais.

Durante uma reunião do Fórum Nacional de Política do Partido Trabalhista realizado em Bristol, na Inglaterra, Brown declarou que "não deve haver lugar para esconder mecanismos especiais de investimento.

A Grã-Bretanha será sede de uma reunião de cúpula do Grupo dos Vinte países mais ricos do mundo, inclusive o Brasil, marcada para 2 de abril em Londres. Mas as autoridades europeias tem vários problemas imediatos a resolver até lá.

Os bancos europeus teriam emprestado US$ 1,5 trilhão a cidadãos, empresas e governos da Europa Oriental. Como a região está sendo duramente afetada pela crise financeira global, o risco de um grande calote é enorme.

Se a Europa Oriental quebrar, arrasta junto a União Europeia.

2 comentários:

praticaradical disse...

Por que, para não ser injusto, não começaste assim: "Em mais uma de suas costumeiras bravatas, o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, cobrou hoje uma regulamentação global rigorosa do sistema financeiro que não deixe furos para fundos e paraísos fiscais."???

francamente!

Nelson Franco Jobim disse...

Em primeiro lugar, a atitude de Gordon Brown me parece positiva. Ele quer enquadrar fundos de hedge e paraísos fiscais. A expressão foi usada para se referir a mais uma atitude autoritária e arbitrária do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, novo ídolo da esquerda radical latino-americana, que adora um quepe.