O presidente Barack Obama ordenou agora à noite o envio de mais 17 mil soldados dos Estados Unidos para o Afeganistão, onde o contingente americano hoje é de 36 mil.
É uma promessa de campanha de Obama: acabar com a guerra no Iraque e redobrar os esforços na luta contra a milícia fundamentalista dos Talebã (Estudantes) e a rede terrorista Al Caeda.
"Este aumento é necessário para estabilizar uma situação que se deteriora no Afeganistão, que não tem recebido a atenção estratégica, a orientação e os recursos que precisa com urgência", justificou o presidente.
O problema é que o número de mortes de civis aumentou 40% no ano passado no Afeganistão, chegando a 2.118. Se os talebã são acusados por 55% das mortes de civis inocentes, as forças dos Exércitos afegão e dos EUA, e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), mataram 39%. É suficiente para perder o apoio junto à população local.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário