A televisão estatal da Coreia do Norte acusou o presidente da Coreia do Sul de traição e advertiu que nunca vai abandonar as armas nucleares unilateralmente - e anunciou que está preparando um teste de míssil de longo alcance.
O regime comunista de Pionguiange alega que as forças dos Estados Unidos baseadas na Coreia do Sul tem armas atômicas.
Tanto o Japão, inimigo histórico, quanto a China, a maior aliada do regime norte-coreano, ficaram apreensivos.
Há dois anos e quatro meses, a Coreia do Norte realizou uma explosão nuclear, mas até hoje não mostrou capacidade de fazer uma bomba. Desde então, fez um acordo com os EUA para desarmar seu programa nuclear. Mas agora lança um desafio ao governo Barack Obama, que prometeu diálogo aos países considerados inimigos na era Bush.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário