A proibiçvão de fumar em lugares públicos e ambientes de trabalho reduziu em 41% o número de ataques cardíacos em uma cidade dos Estados Unidos, conclui o Centro de Prevenção e Controle de Doenças do governo americano, sediado em Atlanta, no estado de Geórgia.
Em 2003, a cidade de Pueblo, no estado do Colorado, proibiu o fumo. No período de um ano e meio antes da proibição entrar em vigor, houve 399 hospitalizações na cidade por ataques cardíados. Em igual período depois da proibição, houve 237 hospitalizações pelo mesmo motivo.
Esse padrão se repetiu nos três anos seguintes. Os pesquisadores concluíram que a única explicação é atribuir a queda ao fim do fumo passivo.
Cerca de 46 mil americanos não-fumantes morreram por ano de doenças provocadas pela fumaça do tabaco.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário