domingo, 2 de abril de 2017

Candidato de Correa canta vitória no Equador

Com 94,27% das urnas apuradas no segundo turno da eleição presidencial no Equador, o candidato do presidente Rafael Correa, Lenín Moreno lidera com 51,07% contra 48,3% para o milionário Guillermo Lasso e já canta vitória, noticia o jornal equatoriano El Comércio citando como fonte o Conselho Nacional Eleitoral.

A oposição não reconhece a derrota, alegando que três pesquisas deram vitória a Lasso. O candidato oposicionista chegou a se proclamar vencedor com base nessas pesquisas. Neste momento, a oposição dá entrevista denunciando fraude eleitoral.

O eleito será o sucessor de Rafael Correa, que governou o Equador durante dez anos depois de uma década de grande instabilidade e várias quedas de presidentes.

Um dos líderes do movimento bolivarista inspirado pelo caudilho venezuelano Hugo Chávez, sem os mesmos recursos do petróleo, Correa adotou uma política fiscal prudente.

Sob Correa, o governo fez investimentos sociais, mas não atraiu investimentos privados. Também sofreu com a dolarização, que engessou a economia equatoriana em meio à queda nos preços internacionais do petróleo, impedindo o país de fazer desvalorizações competitivas.

Assim, o Equador cresce menos do que os vizinhos Colômbia e Peru, que adotam políticas econômicas mais liberais.

Nenhum comentário: