terça-feira, 4 de outubro de 2016

Britânicos ganham Nobel de Física por estudo de estados da matéria

Três cientistas britânicos que trabalham nos Estados Unidos, David Thouless, Duncan Haldane e Michael Kosterlitz, foram agraciados hoje com o Prêmio Nobel de Física por descobertas sobre estados incomuns da matéria capazes de levar ao desenvolvimento de novos materiais com propriedades especiais.

Com modelos matemáticos avançados, eles examinaram estados exóticos da matéria como supercondução de eletricidade, superfluidos e películas magnéticas finas.

Ao fazer o anúncio, o Instituto Karolinska, da Academia Real de Ciências da Suécia, atribuiu a premiação a "descobertas teóricas sobre transições de fases topológicas e fases topológicas da matéria. Graças a seu trabalho pioneiro, segue a busca por novas fases incomuns da matéria. Muita gente tem esperança de futuras aplicações destas descobertas em ciência dos materiais e eletrônica."

A metade do prêmio de 8 milhões de coroas suecas, cerca de R$ 3 milhões, ficará com Thouless, da Universidade de Washington. Haldane, da Universidade de Princeton, e Kosterlitz, da Universidade Brown, dividem o resto.

No início dos anos 1970s, Kosterlitz e Thouless "demonstraram que a supercondutividade pode correr a baixas temperaturas e também explicaram o mecanismo, a transição de fase, que faz a supercondutividade desaparecer a altas temperaturas", declarou o comitê do Nobel.

A transição de fase é a mudança de estado da matéria. Os estados comuns são sólido, líquido e gasoso. Em temperaturas extremas, muito quentes ou muito frias, a matéria pode se alterar e assumir estados exóticos.

Na década seguinte, Thouless descobriu que as maneiras pelas quais a condutividade pode ser medida são topológicas por natureza e Haldane como os conceitos topológicos podem ser usados para entender as propriedades de cadeias de pequenos ímãs encontrados em alguns materiais.

A topologia é um ramo sofisticado da matemática. Estuda propriedade de figuras geométricas que não variam quando estas figuras sofrem deformações. Com a topologia, eles explicaram por que a condução de eletricidade em camadas muito finas só muda gradualmente.

Kosterlitz e Thouless investigaram o comportamento da eletricidade na superfície de camadas muito finas que os físicos chamam de "materiais bidimensionais". Haldane estudou fios tão finos que podem ser considerados unidimensionais.

O Prêmio Nobel de Física é o segundo anunciado este ano. Ontem, o japonês Yoshinori Ohsumi ganhou o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia por estudos sobre autofagia celular. Amanhã, será divulgado o vencedor do Prêmio Nobel de Química. Na sexta-feira, sai o ganhador do Prêmio Nobel da Paz. Na segunda-feira, será a vez do Prêmio Nobel de Economia. Na quinta-feira da próxima semana, será o dia do Prêmio Nobel de Literatura.

Nenhum comentário: