sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

EUA e países árabes vão propor plano de paz de longo prazo

 Os Estados Unidos e aliados árabes pretendem apresentar a Israel um novo plano de paz de longo prazo para o Oriente Médio com a criação de um Estado palestino, mas isso depende de uma trégua para libertação de reféns israelenses e presos palestinos. 

As negociações realizadas no Cairo estão num impasse. Israel só aceita um cessar-fogo temporário. O grupo terrorista Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) exige o fim da guerra e a retirada total de Israel.

Aumenta a pressão internacional para que Israel não faça uma invasão em grande escala de Rafá, a cidade do extremo sul da Faixa de Gaza junto à fronteira com o Egito, para onde fugiram mais de 1 milhão de palestinos desde o início da guerra. 

Depois do presidente Joe Biden, o presidente da França, Emmanuel Macron, telefonou para o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu para alertar para o risco de "uma tragédia humanitária de uma nova magnitude. 

A Espanha e a Irlanda pediram à Comissão Europeia que revise o acordo de associação de Israel com a União Europeia porque Israel estaria violando os direitos humanos dos palestinos.

Nenhum comentário: