No maior ano eleitoral da história, hoje foi a vez da terceira maior democracia do mundo. O ministro da Defesa, general reformado Prabowo Subianto, foi eleito presidente da Indonésia no primeiro turno com 58% dos votos, de acordo com projeções de institutos privados. Num país com mais de 6 mil ilhas habitadas, os resultados oficiais podem demorar semanas.
Probowo foi afastado do Exército em 1998 depois de ser responsabilizado pelo sequestro de dissidentes durante a ditadura de Mohamed Suharto, que era seu sogro. Ele foi duas vezes candidato antes. Sua vitória acende um alerta sobre ameaça à democracia na Indonésia num momento de ascensão da extrema direita em vários países e regiões do mundo.
A democracia na Indonésia foi corrompida nos últimos anos pelo entrincheiramento da política dinástica sob os governos do atual presidente Joko Widodo. Mas é uma das grandes economias que mais crescem no mundo, com média de 5,1% ao ano nos últimos dez anos, e parceira do Brasil no acordo para a proteção das florestas tropicais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário