sábado, 10 de fevereiro de 2024

Hoje na História do Mundo: 10 de Fevereiro

MORTE DE PUSHKIN

    Em 1837, morre em duelo em São Petersburgo Alexander Pushkin, considerado o maior poeta russo, fundador da literatura moderna da Rússia.

Filho de um boiardo da antiga nobreza russa, Alexander Segueievich Pushkin nasce em Moscou em 6 de junho de 1799. A mãe é neta de Abraham Hannibal, um príncipe da Abissínia comprado como escravo em Constantinopla e adotado por Pedro I, o Grande, pai do Império Russo.

Como era comum na aristocracia russa, ele e a irmã são alfabetizados, aprendem a ler e escrever em francês. São educados na cultura francesa. Aos 12 anos, Alexander entra para o Liceu Imperial, onde publica seu primeiro poema em 1814.

Com uma linguagem coloquial nos seus poemas e peças de teatro, Pushkin mistura drama, romance e sátira. Entre suas obras, destacam-se O Prisioneiro do Cáucaso, A Filha do Capitão, Eugene Onegin, O Cavaleiro de Bronze e A Dama de Espadas. Ele também escreveu Marie: uma história de amor russa, ficção histórica que se passa no reinado de Catarina II, a Grande (1762-96).

Pushkin casa em 1831 com Natalya Gonchorova. O casal frequenta a corte. Diante de boatos de que sua mulher está tendo um caso, Pushkin desafia o suposto amante, Georges d'Anthès, para um duelo, é mortalmente ferido e morre dois dias depois.

TEATRO ENGAJADO

    Em 1898, nasce em Augsburgo, o poeta e dramaturgo alemão Bertolt Brecht, que se afastou do teatro como ilusão para transformá-lo num fórum de debates sociais e ideológicos de esquerda.


Eugen Bertholt Friedrich Brecht estuda marxismo com Karl Korsch, teórico e deputado comunista do Parlamento da Alemanhà até ser expulso do PC em 1926. Em Berlim, ele trabalha com vários diretores e compõe óperas com o músico Kurt Weil.

Quando os nazistas tomam o poder na Alemanha, em 1933, Brecht vai para o exílio, na Áustria, Suíça,  Dinamarca, Finlândia, Suécia, Inglaterra e Rússia. Em 1941, vai para os Estados Unidos, de onde sai em 1947 depois de ser chamado a depor na Comissão de Atividades Antiamericanas, precursor do macartismo e da perseguição aos esquerdistas.

Ele vai para a Alemanha Oriental, onde morre, em Berlim Ocidental, em 14 de agosto de 1956. Em sua obra, destacam-se Um Homem é um Homem, Mãe Coragem e Seus Filhos, A Ópera dos Três Vinténs e A Vida de Galileu.

TROCA DE ESPIÕES

    Em 1962, em plena Guerra Fria, Francis Gary Powers, piloto de um avião-espião U-2 dos Estados Unidos abatido e capturado na União Soviética em 1º de maio de 1960, é trocado pelo informante soviético Rudolf Abel.

Francis Gary Powers nasce em 17 de agosto de 1929 em Jenkins, no Kentucky. Entrou para a Força Aérea e pilotava o mesmo avião que descobre os mísseis soviéticos em Cuba em 14 de outubro de 1962. Condenado a 10 anos de prisão por espionagem, sai numa troca de prisioneiros, no caso, espiões.

Livre, Powers volta para os EUA, onde escreve sua própria versão do voo abatido, Operation Overflight. Ele morre em acidente de helicóptero em 1º de agosto de 1977, quando fazia reportagem para um canal de televisão de Los Angeles.

COMPUTADOR DERROTA CAMPEÃO MUNDIAL

    Em 1996, pela primeira vez, um campeão mundial de xadrez, Garry Kasparov, da Rússia, perde em três horas uma partida contra um computador, Deep Blue (Azul Profundo), dos Estados Unidos, fabricado pela IBM (International Business Machines), capaz de avaliar 200 milhões de movimentos por segundo. 

No fim da série, o homem vence a máquina, com três vitórias de Kasparov, dois empates e uma vitória de Deep Blue. Ele ganha um prêmio de US$ 400 mil. Cerca de 6 milhões de pessoas acompanham o evento.

Kasparov nasce em Baku, capital da então república soviética do Azerbaijão, em 13 de abril de 1963. Aos 13 anos, é campeão júnior da União Soviética. Com 22 anos, em 1985, torna-se o mais jovem campeão mundial de xadrez ao bater Anatoly Karpov.

Em 1989, Kasparov aceita o desafio e vence o computador Deep Thought (Pensamento Profundo), um protótipo do Deep Blue desenvolvido pela IBM. Mas, na revanche, em 1997, depois de uma vitória para cada lado e três empates, Deep Blue vence a sexta partida, em 11 de maio, e ganha o prêmio de US$ 700 mil.

Nenhum comentário: