terça-feira, 29 de junho de 2021

Hoje na História do Mundo: 29 de Junho

    Em 1941, a ofensiva da Alemanha nazista em três frentes na União Soviética toma Riga, a capital da Letônia, e cerca o exército inimigo em Minsk, a capital da Bielorrússia, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45).

Apesar do Pacto Germano-Soviético, um tratado de não agressão assinado em 23 de agosto de 1939 para dividir a Polônia e deixar a URSS tomar as repúblicas bálticas (Estônia, Letônia e Lituânia), o ditador Josef Stalin considera inevitável a guerra contra a Alemanha por causa da incompatibilidade ideológica entre comunismo e nazismo. Mas acredita que Adolf Hitler não ordenaria a invasão antes de conquistar o Reino Unido. Foi surpreendido

Depois de perder a Batalha da Inglaterra, uma batalha aérea travada de 10 de julho a 31 de outubro de 1940, e o resto da Europa Ocidental sob seu controle, Hitler se volta para a frente oriental. Ao invadir a URSS, comete seu maior erro, que custou a derrota e a vida. Como Napoleão Bonaparte em 1812, subestimou a capacidade de resistência e luta do povo russo.

A Alemanha invadira a URSS uma semana antes. Em 22 de junho de 1941, 150 divisões alemãs entraram na pátria do comunismo com a cobertura da Luftwaffe, a Força Aérea nazista, que tinha superioridade aérea, e avançaram em três frentes: ao norte, rumo a Leningrado, hoje São Petersburgo; no centro, em direção a Moscou; ao sul, para Kiev, a capital da Ucrânia.

Com a ajuda de seus aliados finlandeses e romenos, a blitzkrieg, a guerra-relâmpago baseada na aviação e em tanques rápidos logo conquistou uma grande área do território soviético. Em 29 de junho, caíam Riga e Ventspils, na Letônia, 200 aviões soviéticos eram abatidos e os alemães estão fechando o cerco a três exércitos inimigos.

Era um duelo entre os maiores ditadores da história. De um lado, os generais alemães advertiram Hitler de que não teriam condições de cuidar de prisioneiros durante a invasão da URSS. Os inimigos presos seriam sumariamente executados. Por outro lado, Stalin não aceitava a rendição nem o recuo. Quem recuasse seria executado.

Em meados de outubro, Moscou e Leningrado estavam sitiadas. O Cerco de Leningrado foi uma das grandes batalhas da Segunda Guerra Mundial. Durou cerca de 900 dias, de 8 de Setembro de 1941 a 27 de Janeiro de 1944. A cidade passou fome. Os pais não deixavam os filhos saírem de casa porque havia um mercado negro de carne humana.

A ofensiva nazista foi contida na frente sul, na Batalha de Stalingrado, talvez a mais importante da história, travada de 23 de agosto de 1942 a 2 de fevereiro de 1943. A partir daí, o Exército Vermelho lançou a contraofensiva que terminou em Berlim em 8 de maio de 1945, fim da guerra na Europa.

    Em 1958, a seleção brasileira conquista sua primeira Copa do Mundo ao vencer a Suécia em Estocolmo por 5-2, com craques como Pelé, de apenas 17 anos, Garrincha, Didi, o craque da Copa, e Nílton Santos. Com 6 gols, Pelé foi a revelação da Copa.

    Em 1967, Mick Jagger e Keith Richards, os líderes dos Rolling Stones, foram levados a julgamento por uso de drogas depois de uma operação policial numa casa de Richards

A promotora tentou atribuir o fato de Marianne Faithful, namorada de Jagger, vestir apenas uma pele de urso ao uso de maconha. Keith considerou normal e respondeu: "Não somos velhos. Não estamos preocupados com um moralismo mesquinho." Virou um dos porta-vozes da geração rebelde dos anos 1960.

Mick foi preso com quatro comprimidos de anfetamina que havia comprado na Itália. Foi condenado a três meses de cadeia com direito a recorrer em liberdade. O caso de Keith era mais grave. Ele foi acusado de deixar usarem sua casa para consumo de drogas, condenado e sentenciado a um ano de prisão. No dia da sentença, saiu direto do tribunal para a prisão e Wormwood Scrubs. Foi recebido pelos outros presos como um astro do rock. E só ficou uma noite. No dia seguinte, conseguiu liberdade mediante pagamento de fiança.

Mais tarde, o caso foi anulado porque a tentativa de associar a seminudez de Marianne Faithful ao consumo de drogas foi considerada preconceituosa.

    Em 1972, por 5 a 4, a Suprema Corte considera inconstitucional a pena de morte do jeito em que era aplicada, por violar a Emenda nº 8 da Constituição dos Estados Unidos como "punição cruel e incomum". Mas não foi uma vitória dos defensores da abolição da pena capital. O supremo tribunal federal americano sugeriu que poderia aceitá-la se houvesse padrões uniformes para júris e juízes decidirem e métodos menos cruéis de execução.

Com 66% dos americanos a favor da pena de morte na época, em 1976, a Suprema Corte restabeleceu a pena morte. O primeiro executado, no ano seguinte, foi Gary Gilmore, condenado por matar um casal de idosos que se negou a lhe emprestar um carro no ultraconservador estado de Utah.

    Em 1974, a vice-presidente María Estela Martínez de Perón, a Isabelita, assume a Presidência da Argentina diante do estado terminal do marido Juan Domingo Perón, o líder populista que até hoje, 47 anos depois de sua morte, em 1º de julho daquele ano, domina a política do país.

O coronel Perón participou de um golpe militar em 1943. Virou ministro do Trabalho e depois vice-presidente e ministro da Guerra. Afastado em 9 de outubro de 1945 num golpe dentro do golpe, voltou nos braços do povo (sonho de todo populista) sob pressão dos sindicatos e de sua carismática amante, a atriz María Eva Duarte, a Evita. 

Em 17 de outubro, uma data magna do peronismo, Perón fez seu primeiro discurso do balcão da Casa Rosada para uma multidão estimada em 300 mil pessoas. Quatro dias depois, Perón, que era viúvo, casou com Evita, formando o casal que até hoje domina a política argentina.

Com a promessa de um salariaço aos trabalhadores, Perón foi eleito presidente com 52,4% dos votos em 1946. O aumento no salário salarial deflagrou uma grande alta no consumo: as vendas de fogões aumentaram 106%, de geladeiras 218%, de calçados 133%, de discos fonográficos 200% e de rádios 600%, incentivadas por programas de redistribuição da renda e de crédito barato. Entre 1945 e 1948, a economia cresceu a um recorde de 8,5% ao ano, enquanto os salários reais cresceram 46%.

Perón foi reeleito com 62% em 1951. Evita chegou a ser cotada para vice. Sob pressão conservadora, não foi indicada. Ela morreu aos 33 anos, em 26 de julho de 1952 de câncer de útero, como a primeira mulher de Perón, Aurelia Tizón.

A terceira mulher de Perón, Isabelita, 35 anos mais moça do que ele, era bailarina no Panamá quando conheceu o general no Natal de 1955, exilado depois do golpe militar de 16 de setembro daquele ano, que os golpistas chamam de Revolução Libertadora.

Atraído por sua beleza, o general viu nela a companheira de que sentia falta desde a morte da segunda mulher, sua grande paixão. Perón voltou à Argentina em 1973 e ganhou a eleição para um terceiro governo de menos de nove meses em meio a uma crise econômica e política, com uma guerra civil entre grupos guerrilheiros e grupos paramilitares de extrema direita.

A tentativa de transformar Isabelita numa segunda Evita, dando-lhe a vice-presidência e o governo quando Perón morreu, levou a uma tragédia, ao golpe militar de 24 de março de 1976 e à ditadura sanguinária que matou 30 mil argentinos até ser derrotada e humilhada pelos britânicos na Guerra das Malvinas (1982).

    Em 1995, a nave espacial americana Atlantis se acopla à estação espacial russa Mir para formar o maior satélite artificial da Terra. Foi um momento histórico de cooperação entre os antigos inimigos da Guerra Fria. 

Eram seis da manhã pelo horário da costa leste dos Estados Unidos quando a nave com seis tripulantes se aproximou da estação espacial a cerca de 392 quilômetros da Terra, na altura da fronteira entre a Rússia e a Mongólia. Os três cosmonautas russos transmitiram canções folclóricas da Rússia como um gesto de boas-vindas.

O comandante da Atlantis, Robert Gibson, manobrou durante duas horas para realizar o acoplamento. Teve de aproximar a nave de 100 toneladas até uma distância de menos de três polegadas (7,62 centímetros) a uma velocidade de não mais do que 3 cm/seg.

Na época, o diretor da NASA (Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos EUA), Daniel Goldin saudou o encontro no espaço como marco do "início de uma nova era de cooperação e amizade" entre a Rússia e os EUA. O projeto teve mais 11 missões. Foi decisivo para a construção da Estação Espacial Internacional que está em órbita hoje.

    Em 2014, o líder da organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante, Abu Baker al-Baghdadi, anuncia na Grande Mesquita de Mossul, no Iraque, a fundação de um califado com jurisdição universal baseado inicialmente nos territórios conquistados pelo grupo na Síria e no Iraque.

Nenhum comentário: