quarta-feira, 16 de junho de 2021

Hoje na História do Mundo: 16 de Junho

    Em 1884, a primeira montanha russa dos Estados Unidos é inaugurada na ilha de Coney, no bairro do Brooklyn, em Nova York. Os carrinhos andavam a 10 quilômetros por hora e o ingresso custava um níquel. O sucesso foi imediato.

    Em 1961, o bailarino russo Rudolf Nureyev, número um do Balé Kirov, de Leningrado (hoje São Petersburgo, se livrou dos guardas da Embaixada da União Sovietica no aeroporto de Le Bourget, perto de Paris, e pediu asilo político à França. Ao chegar a Londres, o diretor de companhia declarou que Nureyev havia voltado para a Rússia porque sua mãe estava doente.

    Em 1963, a cosmonauta soviética Valentina Terechkova se tornou a primeira mulher a viajar ao espaço. A bordo da nave Vostok-6, ela deu 48 voltas sobre a Terra. Hoje é deputada da Duma do Estado da Rússia e aliada fiel do ditador Vladimir Putin.

    Em 1965, o cantor e compositor Bob Dylan grava Like a Rolling Stone, talvez seu maior sucesso. Com guitarras elétricas e órgão, a canção marca uma virada na carreira de Dylan. Como a gravação tinha 6min34seg, os executivos da Columbia Records decidiram não lançar a música como compacto simples. Em setembro, Like a Rolling Stone chegou ao segundo lugar nas paradas de sucesso, atrás de Help, dos Beatles.

    Em 1977, Leonid Brejnev é eleito presidente da União Soviética. Ele era secretário-geral do Partido Comunista desde a queda de Nikita Kruschev, em 1964, quando fazia parte de uma troika, dividindo o poder com o primeiro-ministro Alexei Kossigin e o presidente do Soviete Supremo, Nikolai Podgorny. Ao ser eleito presidente, Brejnev passou a acumular a chefia do Estado e do partido, tornando-se dirigente máximo da URSS.

Nenhum comentário: