sábado, 12 de junho de 2021

Hoje na História do Mundo: 12 de Junho

    Em 1898, durante a Guerra Hispano-Americana, os rebeldes liderados por Emilio Aguinaldo proclamaram a independência das Filipinas depois de 300 anos de colonização do Império Espanhol, mas os Estados Unidos promoveram a independência de Cuba e anexaram as Filipinas e Porto Rico ao vencer a Espanha

A ocupação das Filipinas pelos espanhóis foi a primeira violação do Tratado de Tordesilhas, antes de Portugal avançar na América para conquistar a Amazônia, o Mato Grosso e a maior parte do que é hoje o Sul do Brasil.

    Em 1987, o presidente americano Ronald Reagan desafiou o líder soviético Mikhail Gorbachev a derrubar o Muro de Berlim. Diante do muro, em discurso em Berlim Ocidental, pediu a queda do muro construído pelo regime comunista da Alemanha Oriental na noite de 12 para 13 de agosto de 1961.

No fim da Segunda Guerra Mundial, as forças aliadas ocuparam a Alemanha. A parte tomada pelos EUA, a França e o Reino Unido formaram a Alemanha Ocidental, capitalista e democrática. A União Soviética impôs o stalinismo aos países da Europa Oriental e transformou sua parte da Alemanha em Alemanha Oriental.

Com o desenvolvimento do lado ocidental e a estagnação e repressão do lado oriental, os alemães-orientais começaram a "votar com os pés", fugindo para a Alemanha Ocidental. Durante décadas, o Muro de Berlim foi a cicatriz viva da Guerra Fria. Em 9 de novembro de 1989, em meio às revoluções liberais na Europa Oriental, permitidas pela abertura democrática de Gorbachev no Bloco Soviético, o muro foi aberto e depois demolido. Em 3 de outubro de 1990, a Alemanha foi reunificada.

    Em 2016, um terrorista atacou a boate gay Pulse, na cidade de Orlando, na Flórida, com uma arma de guerra matando 49 pessoas. Na época, foi a pior matança da história dos EUA. Omar Mateen, de 29 anos, era muçulmano e alegou agir em nome da organização terrorista Estado Islâmico. Ele foi cercad0, baleado e morto pela polícia.

    Em 2017, o estudante americano Otto Wambier, de 22 anos, preso um ano e cinco meses antes na Coreia do Norte, foi devolvido aos EUA em estado de coma. Ele morreu dias depois. Wambier fazia uma excursão à Coreia do Norte. Foi detido por roubar um cartaz de propaganda no corredor de um hotel. Num julgamento de apenas uma hora, foi condenado pelo regime comunista norte-coreano a 15 anos de trabalhos forçados.

Quando Wambier entrou em coma por causa da tortura, a Coreia do Norte entrou em contato com os EUA. De volta aos EUA, ele foi hospitalizado no Centro Médico da Universidade de Cincinnati, no estado de Ohio. Exames de imagem mostraram grandes lesões no cérebro. Os norte-coreanos alegaram que ele havia contraído botulismo e tomado remédios para dormir. Uma semana depois, Otto Wambier morreu. Um mês depois da morte, os americanos foram proibidos de viajar à Coreia do Norte.

Nenhum comentário: