quinta-feira, 24 de junho de 2021

Hoje na História do Mundo: 24 de Junho

     Em 1812, o Grande Exército de Napoleão Bonaparte, a maior força militar organizada na Europa até então, com mais de 500 mil homens, invade a Rússia rumo à maior derrota de um dos maiores generais de todos os tempos. Napoleão declarou guerra à Rússia depois que o czar Alexandre I se negou a aderir ao Bloqueio Continental contra o Reino Unido. A epopeia é narrada no livro Guerra e Paz, do escritor russo Leon Tolstoy, um dos maiores clássicos da historia da literatura.

    Em 1948, a União Soviética inicia o Bloqueio de Berlim Ocidental, um dos momentos de grande tensão do início da Guerra Fria. Logo os aliados fariam uma ponte aérea para transportar milhares de toneladas de suprimentos.

    Em 1953, o senador John Kennedy e Jaqueline Bouvier anunciam seu noivado. Ele se tornaria o mais jovem presidente da história dos Estados Unidos e Jaqueline Kennedy a primeira-dama mais charmosa e popular. Quando Kennedy, foi assassinado, em Dallas, no Texas, em 22 de novembro de 1963, Jackie tentou segurar os pedaços do cérebro do marido. 

O funeral, liderado pela primeira-dama, os jovens irmãos do presidente e vários chefes de Estado, foi transmitido ao vivo e revelou, na visão de Marshall McLuhan, o caráter ritual da televisão em grandes cerimônias, como veríamos nos enterros de Ayrton Senna e da princesa Diana.

    Em 1970, o Senado dos Estados Unidos repele a Resolução do Golfo de Tonkin, que aprovara em 1964 a declaração de guerra ao Vietnã do Norte. O incidente do Golfo de Tonkin fora forjado pelo governo Lyndon Johnson.

Nenhum comentário: