quinta-feira, 3 de junho de 2021

Hoje na História do Mundo: 3 de junho

    Em 1937, o antigo rei Eduardo VIII, que abdicou por amar uma divorciada e se tornou Duque de Windsor, casou com a americana Wallis Warfield.

    Em 1965, Edward White se torna o primeiro astronauta americano a sair da nave e caminhar no espaço, depois do cosmonauta soviético Alexei Leonov. No início da corrida espacial, a União Soviética tomou a frente. Lançou o primeiro satélite artificial, o Sputnik, em 4 de outubro de 1957, e enviou o primeiro homem ao espaço, Yuri Gagarin, em 12 de abril de 1961.

     Em 1989, começa o Massacre na Praça da Paz Celestial, em Beijim, na China quando o Exército Popular de Libertação da China atacou um acampamento de estudantes e outros chineses que lutavam por liberdade e democracia. O movimento começou em 15 de abril, deflagrado pela morte do ex-secretário-geral do Partido Comunista Hu Yaobang e terminou com a queda do secretário-geral Zhao Ziyang, ambos a favor de reformas liberalizantes.

Durante uma reunião decisiva na casa do líder supremo do regime, Deng Xiaoping, o arquiteto das reformas que modernizaram a China e a transformaram em superpotência, Zhao disse que tinha 1,2 bilhão de pessoas a seu lado, toda a população do país.

Deng, cujo único cargo na época era presidente do Comitê Militar Central, respondeu: "Não tem, não, e eu tenho 3,2 milhões", o contingente do ELP. Com medo da dissolução do regime, Deng apoiou a linha-dura do primeiro-ministro Li Peng, que decretou lei marcial e mandou o Exército atacar a manifestação.

Hoje a China proibiu as manifestações em Hong Kong, que todos os anos fazia uma procissão luminosa em homenagem aos mortos. O número total é desconhecido, estimado entre centenas e 10 mil.

    Em 2017, terroristas muçulmanos mataram oito pessoas na Ponte de Londres. Depois de jogar uma caminhonete sobre pedestres na ponte e numa área de pedestres, os terroristas saíram armados de facas e atacaram pessoas que estavam na área.

Nenhum comentário: