segunda-feira, 14 de junho de 2021

Hoje na História do Mundo: 14 de Junho

    Em 1777, durante a Guerra da Independência dos Estados Unidos, o Congresso Continental aprova uma resolução definindo que a bandeira nacional terá treze listras horizontais alternando vermelho e branco, numa referência às 13 colônias que formavam o país e, num canto superior, 13 estrelas brancas sobre um fundo azul

O desenho com listras foi inspirado na bandeira da Grande União empunhada pelo Exército Continental em 1776, ano da declaração de independência. Quando novos estados aderiram à União, foram acrescentadas estrelas e listras. Em 1818, o Congresso decidiu que as listras voltariam a ser 13 e uma estrela branca seria acrescentada a cada novo estado.

    O primeiro Dia da Bandeira foi festejado cem anos depois da adoção da bandeira, em 14 de junho de 1877.

    Em 1789, o capitão William Bligh e outros 18 sobreviventes do Motim do Bounty abandonados num barco aberto à deriva sete semanas antes chegaram ao Timor depois de uma viagem de 6 mil quilômetros. O Bounty levava mudas de fruta-pão a serem plantadas nas colônias britânicas no Mar do Caribe, quando a tripulação se rebelou sob a liderança do imediato Fletcher Christian e tomou o navio, em 28 de abril.

Bligh foi para o Reino União e voltou ao Oceano Pacífico. Christian e os amotinados resolveram coloniar a Ilha de Tubuai. Com o fracasso da empreitada, o Bounty foi para o Taiti, onde 16 marinheiros quiseram ficar. Foram capturados pelas autoridades, levados para a Inglaterra e enforcados. 

Christian, oito amotinados, seis homens taitianos, 12 mulheres taitianas e uma criança foram no Bounty para Pitcairn, uma ilha deserta a mais de 1,6 mil quilômetros a leste do Taiti. Em 1808 um navio baleeiro americano descobriu uma comunidade liderada por John Adams, o único sobrevivente do grupo que se instalou na ilha.

O Motim do Bounty virou filme de Hollywood, com Marlon Branco no papel de Christian. Durante a filmagem, ele se apaixonou por uma taitiana com quem casou.

    Em 1940, as tropas da Alemanha de Hitler ocuparam Paris. O primeiro-ministro britânico, Winston Churchill, havia pressionado a França a resistir dizendo que os Estados Unidos entrariam na guerra. O presidente Franklin Roosevelt congelou os bens das potências do Eixo nos EUA e ofereceu ajuda à França, mas, a conselho do secretário de Estado, Cordell Hull, evitou fazer uma declaração porque seria vista como um prelúdio de uma declaração de guerra.

Quando as tropas nazistas entraram na cidade, 2 milhões de pessoas haviam fugido. Os EUA entrariam na guerra em 7 de dezembro de 1941, quando o Japão bombardeou a Frota Americana do Pacífico em Pearl Harbor, no Havaí. Paris seria libertada em 25 de agosto de 1944, depois da Invasão da Normandia pelos aliados em 6 de junho do mesmo ano.

    Em 1982, depois de 10 semanas, as forças da Argentina se renderam ao Reino Unido, no fim da Guerra das Malvinas, que os britânicos chamam de Falklands. A ditadura militar argentina invadira, em 2 de abril, as ilhas, em poder do Império Britânico desde 1833, reivindicadas historicamente pela Argentina.

Nenhum comentário: