sexta-feira, 18 de junho de 2021

Hoje na História do Mundo: 18 de Junho

    Em 1812, o presidente James Madison assina a declaração de guerra contra o Império Britânico. A Guerra de 1812 foi uma consequência da Revolução Francesa de 1789 a das guerras napoleônicas. Napoleão impôs o bloqueio continental, proibindo os países europeus de comerciarem com o Reino Unido. 

Em resposta, o Império Britânico, que dominava os mares, fazia um bloqueio ao comércio entre os Estados Unidos e a Europa. Os britânicos, que dominavam o que hoje é o Canadá, apoiavam as tribos indígenas ao longo da fronteira na região dos Grandes Lagos e haviam recrutado à força marinheiros americanos para a Marinha Real. Para os americanos, uma invasão do Canadá permitiria ampliar o território dos EUA.

Quando o império napoleônico estava entrando em colapso, os britânicos conseguiram mobilizar mais forças para a guerra contra os EUA. Em agosto de 1814, tomaram Washington e incendiaram a Casa Branca, o Capitólio e outros prédios públicos em retaliação ao incêndio de prédios públicos no Canadá por soldados americanos. 

Depois de uma batalha naval decisiva em setembro, os britânicos recuaram para o Canadá e a paz foi firmada em 24 de dezembro de 1814 no Tratado de Ghent, mediado pela Bélgica. Todos os territórios conquistados foram devolvidos e foi criada uma comissão para traçar a fronteira.

    Em 1815, uma aliança militar liderada pelo Reino Unido, sob o comando do Duque de Wellington, derrota Napoleão Bonaparte em Waterloo, na Bélgica, naquela que seria a última batalha de um dos maiores generais de todos os tempos, que travou 60 batalhas e perdeu sete.

Para ser general do Exército da França, era preciso ter quatro gerações de nobreza. A Revolução Francesa de 1789 acabou com isso, o que permitiu a ascensão fulminante de Napoleão a general. Em 1798,  invadiu o Egito, no início do colonialismo europeu no Oriente Médio. De volta à França, dá um golpe em novembro de 1799 e se torna o primeiro cônsul da República. Em 1804, seria coroado imperador.

Com um exército cidadão e a genialidade na guerra, Napoleão dominou a Europa por mais de dez anos até a fracassada invasão da Rússia em 1812, quando seu Grande Exército, de 600 mil homens, foi derrotado e dizimado. Depois da derrota na Rússia, formou-se uma grande aliança de Áustria, Prússia, Reino Unido, Rússia, Suécia, Espanha e Portugal.

Em 11 de abril de 1814, Napoleão abdica ao trono e vai para o exílio na ilha de Elba, Ele voltaria ao poder em fevereiro de 1815 para governar por 100 dias. Depois da derrota final em Waterloo, Napoleão foi desterrado para a ilha de Santa Helena, onde morreu em 5 de maio de 1821.

Nenhum comentário: