sexta-feira, 4 de junho de 2021

Hoje na História do Mundo: 4 de junho

     Em 1919, o Congresso dos Estados Unidos aprova a Emenda Constitucional nº 19, dando o direito de voto às mulheres. O movimento das sufragettes ou sufragistas começara em julho de 1848, com uma reunião de 200 mulheres em Seneca Falls, no estado de Nova York. A Guerra da Secessão (1861-65), o conflito Norte-Sul em torno da abolição da escravatura, esvaziou o movimento. 

Quando os negros ganharam o direito de voto, com a aprovação da Emenda nº 15 durante a Reconstrução pós-Guerra Civil, em 3 e fevereiro de 1870, o movimento sufragista tentou conquistar o mesmo direito, mas a maioria republicana no Congresso foi contra.

    Em 1940, termina a Operação Dínamo, na Retirada de Dunquerque, das forças do Reino Unido, depois que a Alemanha nazista tomou a França durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45). Com os exércitos aliados cercados, desde 19 de maio, as Forças Expedicionárias Britânicas estudavam a possibilidade de uma retirada. A Operação Dínamo começa em 26 de maio.

    Em 1972, a ativista negra e comunista Angela Yvonne Davis, ex-professora da Universidade da Califórnia em Los Angeles, é absolvida das acusações de conspiração, sequestro e homicídio por um tribunal do júri de São José, na Califórnia

Angela Davis fora presa em Nova York em outubro de 1970 por causa de um tiroteio ocorrido num tribunal de São Rafael. Foi denunciada por supostamente fornecer a arma usada por Jonathan Jackson, que atacou o fórum para libertar três presos e tentar tomar reféns para soltar seu irmão, George Jackson, um radical do movimento negro.

Ela amiga de Jackson e fazia campanha pela libertação de prisioneiros negros. O julgamento começou em março de 1972, sob o olhar atento da mídia internacional, que via um evidente viés político no processo. Com a falta de evidências, Angela Davis, um ícone do movimento negro até hoje viva e atuante, foi inocentada. Em 1980, foi candidata a vice-presidente dos EUA pelo Partido Comunista. m 1991, se tornou professora de história da consciência da Universidade da Califórnia em Santa Cruz.

Nenhum comentário: