quinta-feira, 5 de maio de 2011

Favorito no Egito promete mais rigor com Israel

O secretário-geral da Liga Árabe e ex-ministro do Exterior do Egito (1991-2001) Amir Moussa, favorito nas pesquisas para a primeira eleição presidencial democrática da história do país, promete adotar posições mais duras com Israel para reafirmar a posição de liderança regional do país.

Em entrevista ao jornal americano The Wall St. Journal, Amir Moussa anunciou uma ruptura com a política do governo Hosni Mubarak em relação à questão palestina, dizendo que “não levou a lugar nenhum”.

Moussa prevê a vitória dos partidos islamitas nas eleições parlamentares marcadas para setembro, com a Irmandade Muçulmana à frente.

Os movimentos jovens e grupos liberais que lideraram a revolução democrática queriam mais tempo para se organizar em partidos. Votaram contra no plebiscito sobre a reforma constitucional. Os islamistas foram a favor.


As revoluções democráticas no mundo árabe e o acordo de união nacional anunciado ontem por 13 facções palestinas aumentam a pressão para que Israel negocie um acordo de paz definitivo, que leve à criação de um estado nacional palestino independente na Cisjordânia e na Faixa de Gaza.

Nenhum comentário: