Oito anos depois da invasão liderada pelos Estados Unidos, os últimos soldados britânicos saíram hoje do Iraque. É o fim de uma guerra que nunca teve o apoio da população do Reino Unido e acabou com a carreira política do então primeiro-ministro Tony Blair.
O governo Blair foi acusado de manipular dossiês dos serviços secretos de Sua Majestade para alegar que o então ditador iraquiano Saddam Hussein tinha armas de destruição em massa que o tornavam uma ameaça para o Oriente Médio.
Até hoje, ele insiste que tomou a decisão correta ao colaborar com a deposição de Saddam. Mas, mesmo no Reino Unido, tem muita gente favorável a processar Blair por crimes de guerra e mentir ao Parlamento Britânico.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário