A rainha Elizabeth II, da Inglaterra, vai se tornar hoje a primeira monarca do Reino Unido a visitar a República da Irlanda. Quando seu avô Jorge V esteve lá, em 1911, a Irlanda pertencia ao Império Britânico. Tornou-se independente em 1922.
Com a aliança dos dois países na União Europeia e a paz na Irlanda do Norte, a viagem da rainha marca a superação de 800 anos de conflitos. Mas os serviços de segurança estão atentos, em Londres e Dublin, para o risco de atentados terroristas.
Para muitos republicanos e nacionalistas irlandeses, a visita é prematura porque a República da Irlanda ainda não conseguiu unificar a ilha.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário