Diante das últimas declarações do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, declarou no sábado que "não há base" para negociar a paz com Israel.
A única alternativa, acrescentou, é pedir o reconhecimento de um estado nacional palestino independente às Nações Unidas. O líder palestino pretende fazer isso durante a reunião anual da Assembleia Geral da ONU, em setembro, em Nova York.
Em discurso no Congresso dos Estados Unidos, Netanyahu reafirmou uma série de posições consideradas inaceitáveis pelos palestinos, como a manutenção de colônias nos territórios ocupados, a anexação do setor árabe de Jerusalém, a negação do direito de retorno dos árabes expulsos para criação do Estado de Israel, em 1948, a desmilitarização da futura Palestina independente e a presença militar de Israel no Rio Jordão, ou seja, entre a Cisjordânia e a Jordânia.
"Pelas condições de Netanyahu, vemos que não há bases para negociar com Israel", afirmou Abbas. "Nossa opção é ir à ONU. A Europa, os EUA e vários outros países estão avisados."
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário