O ex-comandante militar da autoproclamada República Sérvia da Bósnia-Herzegovina, general Ratko Mladic, perdeu o recurso que seus advogados haviam interposto e foi enviado hoje para Haia, na Holanda, onde será processado pelo Tribunal Especial das Nações Unidas para Crimes de Guerra na Antiga Iugoslávia.
Como chefe dos rebeldes sérvios na Guerra da Bósnia (1992-95), ele comandou o cerco de três anos à cidade de Sarajevo, onde cerca de 10 mil pessoas foram mortas e supervisionou pessoalmente o massacre de Srebrenica. Toda a população masculina adulta foi morta depois que os sérvios tomaram a cidade, em julho de 1995, no pior massacre na Europa depois do fim da Segunda Guerra Mundial.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário