O presidente Barack Obama faz daqui a pouco seu segundo grande discurso sobre a política dos Estados Unidos para o Oriente Médio. Deve prometer bilhões de dólares de ajuda a países que adotem modelos políticos democráticos depois das revoluções em curso no mundo árabe.
No primeiro discurso, em 2009, na Universidade do Cairo, Obama tentou se afastar das políticas de mudança de regime defendidas por seu antecessor, George Walker Bush, para tentar reaproximar os EUA da região depois dos danos à imagem do país causados pela invasão do Iraque.
Agora, Obama deve explicar a timidez da posição americana quando começaram as rebeliões populares contra líderes autocráticos e corruptos, e oferecer ajuda para regimes que garantam a liberdade de expressão, maior transparência e prestação de contas de governos, e eleições livres e limpas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário