Diante da instabilidade crônica do Iraque desde a invasão americana de 2003, há um sério risco de uma guerra entre a Arábia Saudita e o Irã provocada pelo conflito sectário entre sunitas e xiitas, afirmou ontem o cientista político Parag Khanna, em palestra promovida pela Câmara Americana de Comércio do Rio de Janeiro.
"Tenho muito medo de uma guerra entre a Arábia Saudita e o Irã", admite o diretor da Iniciativa de Governança Global da Fundação Nova América, considerado pela revista Enquire uma das pessoas mais influentes do século 21. "O Iraque seria destruído pela terceira vez."
Khanna lembra que "os documentos do Departamento de Estado vazados pelo WikiLeaks mostram a Arábia Saudita e outras monarquias petroleiras fazendo pressão para os EUA atacarem o Irã. Há uma grande discórdia no Iraque entre sunitas, apoiados pelos sauditas, e xiitas, apoiados pelos iranianos, e os EUA estão se retirando. Uma guerra é mais provável do que a estabilização do Iraque".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário