O congelamento dos sensores que medem a velocidade do avião causou o acidente com o Airbus A330 da Air France que ia do Rio de Janeiro para Paris em 31 de maio de 2009, matando todas as 228 pessoas a bordo, confirmou o Escritório de Investigação de Acidentes Aéreos da França, antecipou hoje a revista alemã Der Spiegel.
As sondas Pitot, fabricadas pela empresa francesa Thales, já tinham sido apontadas como responsáveis por aquele acidente e outros anteriores, como foi revelado nestes últimos dois anos.
Só agora minissubmarinos franceses conseguiram encontrar as caixas-pretas com o registro das operações de voo e das conversas da tripulação. A análise desses dados confirmaria a hipótese de congelamento das sondas medidoras da velocidade do avião quando o Airbus enfrentava uma tempestade na zona de convergência intertropical, na zona do Equador.
Sem informações sobre a velocidade da aeronave, o computador de bordo teria transferido o controle do voo para os pilotos, que não conseguiram dominar o aparelho.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
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