Uma série de 17 explosões de carros-bomba matou em uma hora e meia pelo menos 113 pessoas e deixou outras 250 feridas hoje na capital do Iraque.
A ação foi realizada dois dias depois da morte de 58 pessoas num ataque das forças de segurança iraquianas contra extremistas muçulmanos que tinham tomado uma igreja cristã em Bagdá
Como os alvos foram da comunidade xiita, as suspeitas recaem sobre extremistas sunitas ligados à rede terrorista Al Caeda. O objetivo é provocar uma guerra civil entre sunitas e xiitas, agora que os soldados dos Estados Unidos pararam de entrar em combate.
O Iraque não consegue formar um governo desde as eleições parlamentares de 7 de março. A população culpa a paralisia política pelo agravamento da violência.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário