A Copa da África do Sul já ajuda a economia da Espanha, que enfrenta uma crise da dívida pública e deve fechar 2010 em recessão.
Uma vitória na final contra a Holanda amanhã vai causar um aumento do consumo interno pequeno e de curto prazo. É insuficiente para resolver problemas estruturais como o déficit público de 11,5% do produto interno bruto, que obriga o governo socialista a impor um corte de gastos duro e recessivo.
Mas os benefícios de longo prazo para a imagem da Espanha e as marcas espanholas são enormes.
Favorita desde o início da Copa, por sua brilhante campanhas nas eliminatórias e o título da Eurocopa 2008, a seleção espanhola chegou à África do Sul no momento em que o país enfrenta sua pior crise econômica em décadas. O PIB da Espanha encolheu 4% no ano passado.
Pessoalmente, sou mais Holanda e até arrisco um palpite: 2-1. Mas, pensando racionalmente, pode ser para qualquer um dos dois times. Afinal, a Espanha tem o melhor toque de bola desta Copa. Botou a Alemanha na roda e pode fazer o mesmo com a Espanha.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
OI NELSON,
NÃO CONHECIA O SEU BLOG.
ACHEI REALMENTE, MUITO INTERESSANTE E TENHA A CERTEZA DE QUE VOLTAREI SEMPRE AQUI.
TAMBÉM, APROVEITO PARA CONVIDAR VOCÊ A CONHECER O MEU BLOG:
“HUMOR EM TEXTO”.
A CRÔNICA DESTA SEMANA É SOBRE UM TEMA QUE DESPERTA CONTROVÉRSIAS E MUITA SENSUALIDADE..
SE PUDER, CONFIRA E SE QUISER COMENTE, POIS LÁ O MAIS IMPORTANTE É O SEU COMENTÁRIO.
UM ABRAÇÃO CARIOCA!
Postar um comentário