sexta-feira, 29 de março de 2024

Hoje na História do Mundo: 29 de Março

GUERRA DAS DUAS ROSAS

    Em 1461, na Batalha de Towton, a mais sangrenta da  Guerra das Duas Rosas (1455-85), o rei Eduardo IV, da Dinastia de York, vence Henrique VI, da Dinastia de Lancaster, que foge para a Escócia.

A Guerra das Duas rosas é o conflito entre os descendentes do rei Eduardo III, das dinastias de Lancaster (rosa vermelha) e de York (rosa branca) que reivindicam a coroa da Inglaterra. É uma guerra civil inglesa. Começa logo após o fim da Guerra dos Cem Anos (1337-1453), que cria um ambiente de violência política.

A guerra termina com a vitória de Henrique Tudor sobre Ricardo III, de York, na Batalha de Bosworth, em 22 de agosto de 1485. Henrique Tudor ascende ao trono como Henrique VII. É o marco do fim da Idade Média na Inglaterra.

ESPIÕES NUCLEARES

    Em 1951, o casal de judeus nova-iorquinos Julius e Ethel Rosenberg é condenado por espionagem e sentenciados à morte por passar segredos militares dos Estados Unidos, inclusive sobre armas nucleares, à União Soviética.

Ethel Greenglass nasce em Nova York em 28 de setembro de 1915. Sonha em ser atriz e cantora, mas, depois de concluir o ensino médio, trabalha como secretária numa companhia de navegação.

Julius Rosenberg nasce em Nova York em 12 de maio de 1918. Na juventude, entra para a Juventude Comunista, onde conhece Ethel, em 1936. Eles se casam em 1939, ano em que ele se forma em engenharia elétrica. No ano seguinte, Julius vai trabalhar no Exército como técnico em radares e o casal começa a procurar segredos militares para passar à URSS.

O irmão de Ethel, David Greenglass, consegue emprego como maquinista do Projeto Manhattan, que desenvolve a bomba atômica, conseguiu informações sobre o projeto nuclear. Os Rosenberg passaram essas informações ao suíço Harry Gold, o pombo-correio deste grupo de espiões, que as entrega a Anatoly Yakovlev, vice-cônsul soviético em Nova York.

Julius é demitido do Exército em 1945 por ter omitido que era membro do Partido Comunista e preso em 23 de maio de 1950 em consequência da prisão de Klaus Fuchs, preso por passar segredos nucleares dos EUA e do Reino Unido à URSS.

O casal vai a julgamento em 6 de março de 1951. É condenado em 29 de março e recebe a pena de morte em 5 de abril. Os dois são executados na cadeira elétrica na Prisão de Sing Sing, em Ossining, no estado de Nova York, em 19 de junho de 1953.

EUA SE RETIRAM DO VIETNÃ

    Em 1973, dois meses depois de assinar um acordo de paz com o Vietnã do Norte,  o Vietnã do Sul e os guerrilheiros do Viet Cong, os Estados Unidos retiram suas últimas forças de combate do Vietnã do Sul, pondo fim a uma intervenção militar de 12 anos em que morreram 58.220 norte-americanos.

Depois de mais de uma década de ajuda militar indireta, em 1961, o presidente John Kennedy envia 2,8 mil assessores militares para ajudar a ditadura corrupta do Vietnã do Sul na guerra contra o Vietnã do Norte, comunista.

Três anos depois, o presidente Lyndon Johnson manda bombardear o Norte e forja o Incidente do Golfo de Tonquim para obter autorização do Congresso para declarar guerra ao regime norte-vietnamita.

Diante da ofensiva do Norte e dos guerrilheiros aliados do Viet Cong, Johnson aumenta gradualmente a presença militar dos EUA, que chega a mais de 300 mil soldados.

O grande número de baixas, os crimes de guerra como o Massacre de My Lai e a Ofensiva de Tet, no Ano Novo Lunar chinês em 1968, mostram que a vitória será penosa. Nos EUA, a opinião pública se volta contra a guerra . 

Em março de 1968, Johnson desiste de concorrer à reeleição, vencida pelo republicano e oposicionista Richard Nixon com a promessa de acabar com a participação norte-americana na Guerra do Vietnã (1955-75). 

Na primavera de 1969, o total de soldados dos EUA na guerra chega a 550 mil. Nixon amplia e intensifica os bombardeios aéreos, atacando os vizinhos Laos e Camboja.

Em 27 de janeiro de 1973, é assinado em Paris o Acordo para Acabar com a Guerra e Restaurar a Paz no Vietnã. A guerra recomeça em 1974 e só acaba em 30 de abril de 1975, quando as forças do Norte tomam a capital do Vietnã do Sul, Saigon, rebatizada como Cidade de Ho Chi Minh, o comunista que liderou a luta pela independência do país. Cerca de 2 milhões de vietnamitas morreram na guerra.

Ao aceitar a rendição do Sul, o coronel nortista Bui Tin declara: "Vocês não têm nada a temer. Entre os vietnamitas, não há vencedores nem vencidos. Só os americanos foram derrotados."

Mais de 130 mil sul-vietnamitas que trabalhavam para o regime depois saem do país depois da intervenção norte-americana. De 1975 a 1995, cerca de 800 mil vietnamitas fogem de barco e conseguem chegar a outro país em segurança, mas o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados estima que entre 200 e 400 mil pessoas do povo dos barcos, como são chamados, morrem no mar.

Nenhum comentário: