terça-feira, 22 de novembro de 2016

Krugman adverte para "corrupção sem precedentes" sob Trump

Os americanos devem "ficar alertas". Sob a presidência de Donald Trump, os Estados Unidos devem entrar numa era "sem precedentes" de "governança corrupta", adverte o professor, ganhador do Prêmio Nobel de Economia e colunista do jornal The New York Times Paul Krugman.

Em uma série de mensagens no Twitter, Krugman descreve Trump como o "aproveitador-em-chefe" da nação, capaz de distorcer as políticas do governo dos EUA "em direções que possam ser monetizadas", transformadas em negócios.

Krugman prevê "muitas privatizações" e "uma mudança geral da transparência para o turvo para que favores possam ser trocados". O economista espera uma "inclinação dos EUA para regimes autoritários" como a China e a Rússia, que em troca poderiam fazer grandes negócios no país.

"Estamos prestes a entrar, ou talvez já tenhamos entrado numa era de governança corrupta sem precedentes na história dos EUA. O que isso significa?", escreveu Krugman no primeiro tuíte.

"É importante entender que dinheiro roubado pela primeira família é uma questão menor", acrescentou o Nobel de Economia. "Mais importante é a distorção de políticas em direções que possam ser monetizadas", argumentou.

"Investimentos privados desnecessários em infraestrutura são só o começo, Esperem ver muitas privatizações e uma mudança geral da transparência para o turvo para que favores possam ser trocados", um ambiente favorável à corrupção.

"E pensem sobre o viés pró-tiranos da política externa. Os regimes democráticos - digamos, na Europa - são por suas próprias regras incapazes de oferecer propina ao presidente dos EUA. A Rússia de Putin e, nesta questão, a China de Xi ficarão a vontade para fazer grandes negócios.

Um comentário:

Anônimo disse...

Um dirigente, desse calibre - Trump, sem passado político é um grande prato para especulação. mas, suas ações, até agora, parece com a de Hitler que era nomear subalternos com visões antagônicas para no fim a decisão pertencer a ele.