sábado, 2 de dezembro de 2023

Ocupação fez de Faixa da Gaza inferno a céu aberto

Gaza, a cidade valiosa, tem 5 mil anos de história. Por lá provavelmente passaram o rei Davi, Sansão e Alexandre o Grande. Quando Israel foi fundado, a Faixa de Gaza tinha 80 mil habitantes. Logo, recebeu 150 mil refugiados. Hoje, tem 2,3 milhões de habitantes espremidos em 365 quilômetros quadrados, numa das maiores concentrações populacionais do mundo, e está sob ataque de Israel.

A ocupação israelense começa com a Guerra dos Seis Dias, em junho de 1967, um conflito que não acabou até hoje. Gaza tinha então 394 mil habitantes. Quando Israel e a Organização para a Libertação da Palestina (OLP) assinaram os Acordos de Oslo, a Faixa de Gaza e Jericó foram as primeiras regiões a passar para o controle da Autoridade Nacional Palestina (ANP).

Em 2005, o então primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, decidiu retirar unilateralmente de Gaza as forças militares e as colônias israelenses. No ano seguinte, o Movimento de Resistência islâmica (Hamas) venceu as eleições legislativas palestinas. Em 2007, o Hamas ganha uma guerra civil, expulsa a OLP de Gaza e uso o território para lançar ataques a Israel como a ação terrorista de 7 de outubro. Desde 2007, esta é a quinta guerra entre Israel e o Hamas. Meu comentário:

Nenhum comentário: