quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Hoje na História do Mundo: 7 de Dezembro

RATIFICANDO A CONSTITUIÇÃO

    Em 1787, com a votação de 30 delegados, Delaware é o primeiro estado a ratificar a Constituição dos Estados Unidos.

Pelos termos da Constituição dos EUA, o documento precisa ser ratificado por 75% dos estados para entrar em vigor. Isso ocorre em 21 de junho de 1788, quando Novo Hampshire se torna o nono dos 13 estados a ratificar. A carta entra em vigor em 4 de março de 1789. 

ATAQUE A PEARL HARBOR

    Em 1941, às 7h55, o Império do Japão lança um ataque de surpresa contra a base da Frota do Pacífico dos Estados Unidos em Pearl Harbor, no Havaí, mata 2.403 norte-americanos e destrói ou danifica 19 navios, levando os EUA a entrar na Segunda Guerra Mundial (1939-45).

Os EUA chamam a data de Dia da Infâmia. No dia seguinte, o presidente Franklin Delano Roosevelt vai ao Congresso e pede autorização para declarar guerra ao Japão. Na Câmara e no Senado, só há um voto contra, da deputada pacifista Jeanette Rankin, que votara contra a entrada na Primeira Guerra Mundial (1914-18), em 1917.

Três dias depois, A Alemanha Nazista e a Itália Fascista, aliadas do Império do Japão, declaram guerra aos EUA. Em quatro anos de guerra, morrem 418,5 mil norte-americanos.

INDONÉSIA INVADE

    Em 1975, a Indonésia bombardeia Díli e invade o Timor Leste, na época uma ex-colônia de Portugal, que saíra em agosto.

Mais de 100 mil timorenses morrem nos primeiros meses da invasão, incentivada pelo então secretário de Estado norte-americano, Henry Kissinger, que teme que um governo de esquerda da Frente Timorense de Libertação Nacional (Fretilin) transforme o Timor Leste numa Cuba.

Quando o sanguinário ditador Mohamed Suharto, que ordena a invasão, morre em 1998, o movimento pela independência ganha força. 

Em 1999, um plebicito aprova a independência, garantida por uma força de paz das Nações Unidas liderada pela Austrália. As primeiras eleições democráticas são realizadas em agosto de 2001. 

Em 12 de outubro de 2002, atentados terroristas de extremistas muçulmanos na paradisíaca ilha indonésia de Báli, tendo como principais alvos turistas australianos, matam 202 pessoas, inclusive 88 australianos.

TERREMOTO DA ARMÊNIA

    Em 1988, dois terremotos de 6,9 e 5,8 graus na escala aberta de Richter arrasam a então República Soviética da Armênia, matando 60 mil pessoas e destruindo meio milhão de prédios, entre eles quase todas as construções de má qualidade da era soviética.

O Terremoto de Spitak atinge o Norte da Armênia, parte de uma região sujeita a abalos sísmicos que vai da Cordilheira dos Alpes à do Himalaia. Dura pouco menos de 20 segundos. 

Nenhum comentário: