quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Hoje na História do Mundo: 28 de Dezembro

ABADIA DE WESTMINSTER

    Em 1065, o rei Eduardo, o Confessor, inaugura e consagra a Abadia de Westminster, em Londres, que se torna o lugar da coroação dos reis da Inglaterra. 

A abadia fica ao lado do Palácio de Westminster, sede do Parlamento Britânico, no bairro de Westminster. É uma das principais atrações turísticas de Londres.

Saberth, o primeiro rei cristão dos saxões orientais, estabelece no início do século 7 uma igreja consagrada a São Pedro numa pequena ilha do Rio Tâmisa chamada Thorney e depois West Minster (Mosteiro do Oeste).

Em 785, há uma pequena comunidade de monges na ilha. Por volta de 960, São Dustano da Cantuária amplia e reforma o mosteiro. Eduardo, o Confessor, constrói uma nova igreja no local.

Desde a coroação de Guilherme I, o Conquistador, no Natal de 1066, é o local da coração dos reis ingleses. Também serve para casamentos reais de Henrique I com Matilda da Escócia, em 1100, e de Ricardo II com Ana da Boêmia, em 1382. O atual herdeiro do trono, o príncipe William, se casa lá com Catherine Middleton, em 2011.

O rei Henrique III demole a igreja em 1245, deixa só a nave e a substitui pela atual abadia, uma construção em estilo gótico influenciada pela arquitetura da França na época. 

No fim do século 14, começa a reconstrução da nave em estilo normando, obra que só termina na Dinastia Tudor, que ascende ao trono em 1485, mas o estilo gótico de Henrique III ainda predomina. A capela de Henrique VII começa a ser construída em 1503 em estilo gótico perpendicular.

As torres externas são a última parte a ser acrescentada. O projeto é atribuído a Sir Christopher Wren, o arquiteto da Catedral de São Paulo, mas as torres são construídas por Nicholas Hawksmoor e John James. A obra é concluída em 1745. Os bancos do coro são de 1847. O altar-mor é remodelado por Sir George Gilbert Scott em 1867.

Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45), a Alemanha Nazista bombardeia Londres e destrói parcialmente a Abadia de Westminster, que é totalmente reconstruída. Reis, rainhas, artistas e cientistas estão sepultados lá.

PRIMEIRA SESSÃO DE CINEMA PAGA

    Em 1895, os inventores do cinema e do cinematógrafo, uma câmera e projetor, os irmãos Auguste e Louis Lumière, organizam a primeira sessão de cinema com ingressos pagos no Grand Café, em Paris.

Os irmãos Lumière apresentam sua invenção ao público em março de 1895 com um filme curto mostrando os trabalhadores saindo da fábrica de chapas fotográficas deles. Em 28 de dezembro, mostram cenas da vida cotidiana e cobram ingresso pela primeira vez.

No ano seguinte, os irmãos abrem seus primeiros cinemas. O jornal The New York Times publica a primeira crítica de cinema em 1909. O primeiro estúdio de Hollywood começa a funcionar em 1911. Charles Chaplin, o maior ator da história do cinema, estreia em 1914.

ESPÉCIES AMEAÇADAS

    Em 1973, o presidente Richard Nixon assina a Lei das espécies ameaçadas, que obriga o governo federal e os governos estaduais a proteger todas as espécies ameaçadas nos Estados Unidos e seus territórios, entre eles a água careca, um dos símbolos do país.

O Serviço de Peixes e Vida Silvestre dos EUA, órgão do Departamento do Interior, e a Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera, do Departamento do Comércio, são responsáveis pela preservação das espécies e seus habitats.

Nenhum comentário: