ABADIA DE WESTMINSTER
Em 1065, o rei Eduardo, o Confessor, inaugura e consagra a Abadia de Westminster, em Londres, que se torna o lugar da coroação dos reis da Inglaterra.
A abadia fica ao lado do Palácio de Westminster, sede do Parlamento Britânico, no bairro de Westminster. É uma das principais atrações turísticas de Londres.
Saberth, o primeiro rei cristão dos saxões orientais, estabelece no início do século 7 uma igreja consagrada a São Pedro numa pequena ilha do Rio Tâmisa chamada Thorney e depois West Minster (Mosteiro do Oeste).
Em 785, há uma pequena comunidade de monges na ilha. Por volta de 960, São Dustano da Cantuária amplia e reforma o mosteiro. Eduardo, o Confessor, constrói uma nova igreja no local.
Desde a coroação de Guilherme I, o Conquistador, no Natal de 1066, é o local da coração dos reis ingleses. Também serve para casamentos reais de Henrique I com Matilda da Escócia, em 1100, e de Ricardo II com Ana da Boêmia, em 1382. O atual herdeiro do trono, o príncipe William, se casa lá com Catherine Middleton, em 2011.
O rei Henrique III demole a igreja em 1245, deixa só a nave e a substitui pela atual abadia, uma construção em estilo gótico influenciada pela arquitetura da França na época.
No fim do século 14, começa a reconstrução da nave em estilo normando, obra que só termina na Dinastia Tudor, que ascende ao trono em 1485, mas o estilo gótico de Henrique III ainda predomina. A capela de Henrique VII começa a ser construída em 1503 em estilo gótico perpendicular.
As torres externas são a última parte a ser acrescentada. O projeto é atribuído a Sir Christopher Wren, o arquiteto da Catedral de São Paulo, mas as torres são construídas por Nicholas Hawksmoor e John James. A obra é concluída em 1745. Os bancos do coro são de 1847. O altar-mor é remodelado por Sir George Gilbert Scott em 1867.
Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45), a Alemanha Nazista bombardeia Londres e destrói parcialmente a Abadia de Westminster, que é totalmente reconstruída. Reis, rainhas, artistas e cientistas estão sepultados lá.
PRIMEIRA SESSÃO DE CINEMA PAGA
Em 1895, os inventores do cinema e do cinematógrafo, uma câmera e projetor, os irmãos Auguste e Louis Lumière, organizam a primeira sessão de cinema com ingressos pagos no Grand Café, em Paris.
No ano seguinte, os irmãos abrem seus primeiros cinemas. O jornal The New York Times publica a primeira crítica de cinema em 1909. O primeiro estúdio de Hollywood começa a funcionar em 1911. Charles Chaplin, o maior ator da história do cinema, estreia em 1914.
ESPÉCIES AMEAÇADAS
Em 1973, o presidente Richard Nixon assina a Lei das espécies ameaçadas, que obriga o governo federal e os governos estaduais a proteger todas as espécies ameaçadas nos Estados Unidos e seus territórios, entre eles a água careca, um dos símbolos do país.
O Serviço de Peixes e Vida Silvestre dos EUA, órgão do Departamento do Interior, e a Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera, do Departamento do Comércio, são responsáveis pela preservação das espécies e seus habitats.
Nenhum comentário:
Postar um comentário