quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Hoje na História do Mundo: 6 de Dezembro

INDEPENDÊNCIA DA FINLÂNDIA

    Em 1917, depois da Revolução Comunista, a Finlândia declara independência da Rússia. É o oitavo maior país da Europa em área e tem a menor densidade demográfica da União Europeia (UE).

Do século 12 até 1809, a Finlândia é parte da Suécia. Depois, passa a ser um grão-ducado do Império Russo até a Revolução Bolchevique. Um mês depois, proclama a independência.

A Finlândia perde cerca de 10% do seu território na Guerra do Inverno (1939-40), quando é invadida pela União Soviética.

Durante a Guerra Fria, a Finlândia fica neutra. Só entra para a UE em 1995, junto com a Áustria e a Suécia, que também eram neutras. Com a invasão da Ucrânia pela Rússia, a Suécia e a Finlândia decidiram abandonar a neutralidade e entrar para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), a aliança militar liderada pelos Estados Unidos.

IRLANDA LIVRE

    Em 1921, depois de cinco anos de rebelião contra o Reino Unido, o Tratado Anglo-Irlandês é assinado em Londres, dando a independência a 26 dos 32 condados da Irlanda, reunidos no Estado Livre Irlandês, que continua a fazer parte da Comunidade Britânica das Nações, simbolicamente sob a coroa britânica.

O Exército Republicano Irlandês (IRA) não aceita o acordo por manter a Irlanda do Norte sob o domínio britânico e o país na Comunidade Britânica, e inicia uma guerra civil contra o novo Exército Nacional.

A República da Irlanda ou Eire se torna totalmente independente em 1937, mas seis dos nove condados do Úlster formam a Irlanda do Norte, que fez parte do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte. O IRA não reconhece a Irlanda do Norte. Não fala este nome. Usa "no Norte da Irlanda" para reforçar a ideia de que "somos uma pequena ilha" onde não cabe a divisão.

No fim dos anos 1960, o IRA Provisório retoma a luta armada contra o domínio britânico sobre a Irlanda, deflagrando uma guerra civil com a intervenção do Exército Real. Cerca de 3,5 mil pessoas morrem na guerra civil na Irlanda do Norte, que termina com o Acordo de Paz da Sexta-Feira Santa, em abril de 1998.

TRAGÉDIA EM ALTAMONT

Em 1969, The Rolling Stones encerram a turnê pelos Estados Unidos com um concerto grátis no Festival de Altamont, em Livermore, na Califórnia, em que há quatro nascimentos e quatro mortes, inclusive de um negro esfaqueado por um hell angel diante do palco.

No libertarismo autêntico dos anos 1960, os Rolling Stones dispensam a polícia e chamam os Hell Angels (Anjos do Inferno) para fazer a segurança do show. A primeira confusão acontece antes da apresentação dos Stones. No show do Jefferson Airplane, na abertura, o baixista Marty Balin é derrubado por um angel.

Com a pressão da grande massa de gente, o público se aproxima cada vez mais do palco. Quando tocam nas motos dos Angels, que protegiam o palco, começa a grande confusão..

Os Stones param de tocar Simpathy for de Devil (Simpatia pelo Demônio) por causa de uma briga, mas o público não se acalma. Durante Under my Thumb (Sob meu polegar, no sentido de está na minha mão, sob meu controle), um angel mata Meredith Hunter, de 18 anos, que se aproxima do palco armado com um revólver. A cena está no filme Gimme Shelter.

FUNDAMENTALISMO HINDU DERRUBA MESQUITA

    Em 1992, fundamentalistas hindus do movimento Vishva Hindu Parishad  (VHP) e organizações aliadas destruíram a Mesquita de Babur (Babri Masjid), do século 16, na cidade de Ayodhya, no estado de Uttar Pradesh, deflagrando uma onda de violência entre hindus e muçulmanos.

Na tradição hinduísta, Ayodhya é a cidade natal do deus Rama, que teria nascido exatamente no local em que o Império Mugal, muçulmano, que dominava a Índia.no século 16. O conflito em torno da mesquita vem do século 18. Desde os anos 1980, o VHP luta pela construção no local de um templo dedicado a Rama.

O VHP e o Partido Bharatiya Janata (BJP) convocam uma grande manifestação que reúne 150 mil pessoas. O protesto se torna violento, a multidão marcha até a mesquita, supera a segurança e destrói o prédio. Um inquérito aponta 68 responsáveis pela demolição da mesquita, inclusive líderes do BJP e do VHP.

A demolição provoca uma onda de violência intercomunal entre hindus e muçulmanos que dura meses e deixa 2 mil mortos. Também há retaliações contra hindus no Paquistão e em Bangladesh.

Nenhum comentário: