sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Hoje na História do Mundo: 29 de Dezembro

MASSACRE DE WOUNDED KNEE

    Em 1890, num dos últimos episódios da Guerras Indígenas dos Estados Unidos, um regimento de cavalaria do Exército mata 146 índios sioux na reserva de Pine Ridge, no Riacho de Wounded Knee, no Sudoeste do estado de Dakota do Sul.

Ao longo daquele ano, o governo dos EUA se preocupa com a influência cada vez maior do movimento espiritual Dança Fantasma em Pine Ridge, que diz que os índios haviam sido derrotados e confinados em reservas por abandonar suas tradições.

Muitos sioux acreditam que, se fizerem a Dança Fastasma e rejeitarem o modo de vida do homem branco, o mundo será recriado pelos deuses e todos que não são fiéis vão desaparecer.

Em 15 de dezembro, a polícia da reserva tenta prender o cacique Touro Sentado, líder histórico dos sioux e o mata. No dia 29, os soldados cercam a reserva e intimam os índios a entregar as armas. Quando um índio se desentende com um policial, alguém dá um tiro e começa o massacre. Além dos índios, morrem 25 militares.

REPÚBLICA DA IRLANDA

    Em 1937, ao aprovar uma nova Constituição, o Estado Livre da Irlanda se transforma na República da Irlanda, que em 1949 deixa a Comunidade Britânica das Nações, cortando os últimos laços com o Reino Unido.

A Inglaterra começa a invadir a Irlanda no século 12. O conflito anglo-irlandês se acentua com a Reforma Protestante realizada pelo rei Henrique VIII, da Inglaterra, que rompe com o Vaticano em 1534 para se divorciar e casar de novo na expectativa de ter um filho homem como sucessor para evitar conflitos como a Guerra das Duas Rosas (1455-87), vencida por seu pai, Henrique VII. Os irlandeses são católicos.

Durante a Guerra Civil Inglesa do século 17, especialmente no breve período republicano sob a liderança de Oliver Cromwell, os católicos são perseguidos. Entre 1845 e 1952, uma praga destrói as safras da batata, o alimento do povo. Um milhão de irlandeses morrem de fome e outro milhão emigra para os Estados Unidos, enquanto latifundiários ingleses produzem e exportam cereais.

A Guerra da Independência da Irlanda começa com a Revolta da Páscoa, em 1916. Os irlandeses conquistam a independência no Tratado Anglo-Irlandês, em 6 de dezembro de 1921. O Estado Livre da Irlanda nasce um ano depois. O Reino Unido mantém o controle sobre seis dos nove condados da Província do Úlster, que formam a Irlanda do Norte, causa da guerra civil que vai de 1968 a 1998, com 3,5 mil mortes.

Em 1973, a Irlanda entra para a Comunidade Econômica Europeia, precursora da União Europeia, que ajuda a negociar a paz no Norte.

KHMER VERMELHO SE DESCULPA

    Em 1998, líderes do regime genocida do Khmer Vermelho, de extrema esquerda, que dominou o Camboja de 16 de abril de 1975 a 9 de janeiro de 1979, pedem desculpas por 1,5 milhão e 2 milhões de mortes, cerca de 25% da população cambojana.

Durante a intervenção militar dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã (1955-75), os guerrilheiros vietcongues, aliados do regime comunista do Vietnã do Norte, usam a chamada Trilha de Ho Chi Minh para ir do Norte para o Vietnã do Sul através do Camboja.

Os EUA bombardeiam intensamente a região, uma das acusações de crimes de guerra contra o então conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Henry Kissinger. Isso desestabiliza o regime liderado por Norodom Sihanouk, conhecido como o Príncipe Vermelho.

Em 18 de março de 1970, com o apoio dos EUA, o general Lon Nol, que era primeiro-ministro, dá um golpe, derruba Sihanouk e impõe uma ditadura.

O Partido Comunista do Camboja sofre forte influência do stalinismo do Partido Comunista Francês nos 1950, quando seus líderes estudavam na França, a potência colonial. O exército guerrilheiro do PC cambojano se forma nos anos 1960 com o apoio do Vietnã do Norte e da China. O nome Khmer Vermelho é dado por Sihanouk. 

Apesar dos intensos bombardeios norte-americanos, o movimento derrota a ditadura do Lon Nol. Toma o poder duas semanas antes da queda de Saigon, a capital do Vietnã do Sul, hoje Cidade de Ho Chi Minh, e impõe a mais extremista das ditaduras comunistas.

Sob a liderança de Pol Pot, o Irmão nº 1, o Khmer Vermelho decide reconstruir a sociedade a partir do Ano Zero, como se não houvesse nada antes. A coletivização da agricultura causa uma forte queda na produção de alimentos. As cidades são evacuados sob o argumento de que poderiam ser bombardeadas pelos EUA. Quem se nega a sair é executado.

O comércio é proibido, a não ser o escambo entre comunidades, para estimular a autossuficiência. A obsessão pela autossuficiência leva à morte de milhares de pessoas por doenças como malária por falta de suprimentos médicos. 

Com a Teoria da Revolução Contínua sob a Ditadura do Proletariado, a China de Mao Tsé-tung sustenta a ditadura assassina. Cerca de 90% da ajuda internacional ao Khmer Vermelho, US$ 1 bilhão, vem da China.

Uma invasão do Vietnã, apoiada pela União Soviética, no Natal de 1978, derruba a ditadura do Khmer Vermelho no início do ano seguinte, mas o Khmer Vermelho mantém a cadeira do Camboja nas Nações Unidas até 1993, com o apoio da China e dos EUA.

Pol Pot morre na prisão em 15 de abril de 1998. Em dezembro do mesmo ano, o vice-líder do regime, Khieu Samphan, afirma que "sinto muito" e Nuon Chea diz que "naturalmente lamentamos, não apenas pela vida das pessoas, mas também dos animais. Todos morreram porque queríamos vencer a guerra." 

MORTE DE PELÉ

    Em 2022, morre de câncer aos 82 anos Edson Arantes do Nascimento, Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos.

O menino pobre nasceu em Três Corações, em Minas Gerais, e trabalhou como engraxate antes de ir para o Santos aos 15 anos. Aos 16 anos, estreou na seleção brasileira marcando um gol numa derrota de 2-1 para a Argentina no Maracanã. Aos 17 anos, ganhou a primeira de três Copas do Mundo. É o único jogador que conseguiu isso.

Ao longo da carreira, marcou 1.283 gols, elevou a autoestima milhões de jovens de origem africana, parou uma guerra civil na África e tornou-se o maior embaixador do Brasil, reconhecido praticamente em todo o mundo. Morreu o Edson. Pelé será para sempre lembrado. 

Nenhum comentário: