terça-feira, 26 de dezembro de 2023

Hoje na História do Mundo: 26 de Dezembro

PRIMEIRO CAMPEÃO PESO-PESADO NEGRO

    Em 1908, o boxeador norte-americano Jack Johnson vence por nocaute em Sídnei, na Austrália, o canadense Tommy Burns e se torna o primeiro campeão mundial negro da categoria peso-pesado.

Johnson nasce em 31 de março de 1878 em Galveston, no Texas, por coincidência a cidade onde acaba a Guerra da Secessão (1861-65) quando a notícia chegou junto com o anúncio do fim da escravidão, em 1865. Foi condenado por ter relações com mulheres brancas.

Com estilo defensivo, Johnson espera o erro do adversário para atacar. Por isso, é chamado de covarde e desonesto. Ele perde o título para Jess Willard, em Havana, em Cuba, numa decisão por pontos depois de 22 assaltos em 5 de abril de 1915. Luta profissionalmente até 1928 e em exibições até 1945, um ano antes de morrer.

BEATLEMANIA

    Em 1963, o compacto dos Beatles com I Wanna Hold your Hand e I Saw Her Standing There no lado B é lançado nos Estados Unidos, deflagrando a Beatlemania.

A maior banda de rock da história, liderada por John Lennon e Paul McCartney, toca junto pela primeira em 1957 em Liverpool, na Inglaterra. No início dos anos 1960, vai em diferentes ocasiões a Hamburgo na Alemanha, antes de ser descoberta pelo empresário Brian Epstein, que consegue o primeiro contrato com uma gravadora, a EMI, em 1962, depois de ser rejeitada pela Decca.

Em 1964, lançam seu primeiro filme, A Hard Day's Night, chamado no Brasil de Os Reis do Iê-Iê-Iê, e fazem a primeira excursão aos EUA, onde estouram com apresentações na televisão.

Depois de gravar álbuns antológicos, os Beatles se separam em 1970. Até hoje, venderam um recorde de mais de 500 milhões de discos.

MAREMOTO ARRASADOR

    Em 2004, um violento terremoto de 9,3 graus na escala aberta de Richter abala o fundo do Oceano Índico perto da ilha de Sumatra e produz um maremoto com ondas gigantescas de até 30 metros que atingem 50 países e matam pelo menos 227.898 pessoas.


 
Às 7h58, a terra treme no fundo do mar a 250 quilômetros da costa de Sumatra, uma das grandes ilhas do arquipélago que forma a Indonésia. O tremor dura 10 minutos ao longo de uma falha geológica de 1.200 quilômetros.

Em 15 minutos, as ondas gigantescas ou tsunâmis atingem a Província de Aceh. Comunidades inteiras são varridas. As tsunâmis que passam pela costa da Indonésia chegam à Tailândia e uma hora e meia depois do abalo sísmico ao Sri Lanka. Chegam à África do Sul, a 8 mil km de distância, onde matam duas pessoas.

É uma das 10 piores catástrofes da história e o segundo terremoto mais poderoso registrado até hoje, atrás apenas do sismo de 1960 no Chile, de 9,5 graus, que provocou a formação de ondas que cruzaram o Oceano Pacífico e foram até o Japão. 

Nenhum comentário: