O cantor pop Michel Martelly tomou posse hoje como novo presidente do Haiti. Depois de ficar fora do segundo de uma eleição presidencial marcada por denúncias de fraude, ele ficou com a vaga que seria do candidato governista Jude Célestin e se elegeu.
Seu maior desafio será reconstruir a região ao redor da capital, Porto Príncipe, destruída por um terremoto que matou mais de 200 mil pessoas, em 12 de janeiro de 2009.
Martelly é ligado a setores conservadores da sociedade haitiana que querem recriar o Exército, dissolvido depois de uma longa história de golpes de Estado, para substituir a missão de paz da ONU liderada pelo Brasil.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário