A Itália reconheceu hoje o Conselho Nacional de Transição como governo legítimo da Líbia, rompendo com a ditadura do coronel Muamar Kadafi.
Depois de receber um representante dos rebeldes, Ali Issaui, o ministro do Exterior italiano, Franco Frattini, prometeu abrir uma missão diplomática em Bengázi, a segunda maior cidade líbia, declarada capital provisória pela oposição ao coronel.
Nesta segunda-feira, os rebeldes mantiveram a ofensiva para tentar retomar o porto e terminal petrolífero de Brega.
Em um sinal de que estaria disposto a negociar, Kadafi mandou o vice-ministro do Exterior à Grécia, um país-membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), a aliança militar ocidental, que desde quinta-feira passada comanda as operações para proteger a população civil, autorizadas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário