Um trem com 123 toneladas de lixo nuclear chega a seu destino, em Gorleben, na Alemanha, depois de passar por 50 mil manifestantes que tentaram bloquear seu caminho desde que ele saiu da França. Agora, os ambientalistas bloqueiam os 25 quilômetros de estrada de rodagem que restam entre a estação de trem e o depósito de lixo nuclear.
O tratamento do lixo das usinas nucleares é um problema não resolvido em nenhum lugar do mundo e desperta repúdio do movimento ecológico. Sua radioatividade dura milhares de anos e pode atingir fontes de água.
Durante o fim de semana, a polícia teve de usar a força, inclusive e gás lacrimogênio, para dispersar os ambientalistas.
A questão nuclear voltou a esquentar na Alemanha depois que a primeira-ministra Angela Merkel resolveu prolongar a vida útil das 17 usinas nucleares alemãs. É parte do plano para usar menos carvão e petróleo para gerar energia e conter o aquecimento global.
No governo Gerhard Schröder (1998-2005), a coalizão verde-social-democrata anunciou o fechamento de todas as usinas nucleares do país.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário