terça-feira, 18 de junho de 2019

Atentado suicida do Boko Haram mata 30 pessoas na Nigéria

O governador do estado de Borno, Babagana Umara, prometeu ontem fortalecer o sistema de saúde pública para melhorar a resposta a emergências, um dia depois que um triplo atentado terrorista suicida matou 30 pessoas e feriu outras 42 em Mandari, na região de Konduga, no Nordeste da Nigéria, o país mais rico e mais populoso da África.

Eram por volta de oito horas da noite pelo hora local (4h10) quando os terroristas se explodiram. Umara visitou o setor de emergência do hospital local, consolou os feridos e famílias - e pediu à direção do hospital para apresentar um plano de expansão do setor de emergência. As obras seriam iniciadas imediatamente.

Umara doou uma quantia não revelada para as vítimas e prometeu ajuda do governo para pagar todas as despesas de tratamento médico dos feridos.

Desde que aderiu à luta armada para impor uma versão extremista e puritana do Alcorão, a guerra ao Boko Haram, cujo nome significa "não à educação ocidental", matou entre 14 e 20 mil pessoas.

À medida que aumenta o radicalismo islâmico na África Subsaariana, especialmente na região do Sahel, ao sul do Deserto do Saara, aumenta o desafio nesta nova frente da guerra contra o terrorismo dos extremistas muçulmanos.

Nenhum comentário: