sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Roqueira da Pussy Riot pede boicote a Jogos de Sóchi

A roqueira Yekaterina Samutsevitch, da banda russa Pussy Riot, condenada a dois anos de prisão por gravar um clipe com mensagem anarquista em ritmo de arruaça dentro da Catedral do Cristo Salvador, em Moscou, está propondo um boicote à Olimpíada de Inverno a ser realizada em Sóchi, na Rússia, de 7 a 23 de fevereiro de 2014. O movimento gay também defende um boicote por causa da discriminação a homossexuais no país.

Solta em liberdade condicional depois de cumprir meses da pena, em entrevista à agência Reuters, Samutsevitch observou que "um evento que deveria ser puramente esportivo está se tornando altamente politizado e cheio de conflitos. Tem de haver um boicote porque as últimas políticas foram longe demais", acrescentou, referindo-se a processos contra oposicionistas como Alexei Navalny, que chamou de forjados.

Além da repressão cada vez maior aos dissidentes desde que o resultado das eleições parlamentares e a reeleição do presidente Vladimir Putin foram contestados, há um aumento de ações de caráter fascista como a crescente perseguição e as agressões a homossexuais.

Com orçamento de US$ 50 bilhões, os Jogos de Sóchi já são os mais caros e com mais denúncias de corrupção e superfaturamento da História. A Copa do Brasil e a Olimpíada do Rio não chegam nem perto. Na Rússia, Putin decidiu fazer os Jogos de Inverno onde não há neve. Até a neve será artificial. É um escândalo.

Nenhum comentário: