sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Atirador de LA é identificado como terrorista americano

O atirador que matou um segurança e fechou o aeroporto de Los Angeles, o sexto mais movimentado
Paul Anthony Ciancia
do mundo, foi identificado pela rede de televisão NBC como Paul Anthony Ciancia, de 23 anos, um terrorista americano nascido na comunidade italiana de Nova Jérsey que se mudou para o Sul da Califórnia.

Uma testemunha o descreveu como alto e louro; na foto, parece mais castanho claro. Ele usava uniforme militar, tirou de uma sacola um fuzil de guerra AR-15 e abriu fogo ao entrar no saguão do Terminal 3. Continuou atirando, passou pela primeira barreira da segurança, onde foi contra-atacado pela polícia. A perseguição terminou nos portões de embarque.

Paul Ciancia tinha no bolso uma nota manuscrita revelando que gostaria de "matar porcos e agentes da TSA". Referia-se a policiais e agentes da Administração de Segurança de Transportes (TSA), que cuida dos aeroportos dos EUA, informou a agência de notícias Associated Press (AP).

De acordo com Pete Williams, da TV NBC, Ciancia tinha material de propaganda com "uma forte visão antigovernamental", especialmente contra o governo federal dos Estados Unidos, na linha do terrorista Timothy McVeigh, que explodiu um carro-bomba diante do Edifício Federal da Cidade de Oklahoma em 19 de abril de 1995, matando 168 pessoas e ferindo outras 600. Como agora, inicialmente a primeira suspeita foi de terrorismo de extremistas muçulmanos.

Ciancia levou três tiros no peito e está em situação crítica. O jornal Los Angeles Times chegou a anunciar sua morte. Por volta de 9h20 da manhã pela hora local (14h20 em Brasília), ele entrou no Terminal 3 aeroporto armado de um rifle. Chegou a passar uma barreira de segurança até ser baleado e preso.

A polícia de Los Angeles declarou que o irmão dele recebeu uma mensagem de Paul Ciancia nesta sexta-feira falando em suicídio. Sabendo disso, policiais foram até a casa do atirador para ver como ele estava, enquanto ele atacava o aeroporto, noticiou a NBC.

Nenhum comentário: