quinta-feira, 7 de novembro de 2013

FDA declara gorduras trans prejudiciais

Pela primeira vez, a Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA, do inglês Food and Drug Administration), órgão regulador dos Estados Unidos, declarou que as gorduras trans não são adequadas à alimentação humana. A decisão abre caminho para essas substâncias serem proibidas no país.

As gorduras trans são gorduras e óleos hidrogenados para ficarem sólidos, com a consistência de manteiga, um processo industrial usado há um século. Comuns em bolos e doces, aumentam sua vida útil, mantendo-os macios e crocantes por mais tempo. Hoje, são consideradas fator de risco para ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.

A FDA justificou a decisão alegando agir em defesa da saúde pública. A comissária Margaret Hamburg, porta-voz da agência reguladora, afirmou que uma redução no consumo de gorduras trans pode evitar 7 mil mortes e 20 mil ataques cardíacos por ano nos EUA.

O consumo de óleos e gorduras hidrogenadas nos EUA deste ano está previsto em 220.203 toneladas, bem abaixo das 719.159 toneladas do ano 2000.

Nenhum comentário: