Com ventos de quase 380 quilômetros por hora, o tufão Haiyan atingiu ontem as Filipinas, arrasando uma área que ainda está isolada, dificultando o contato das autoridades com os funcionários públicos e a defesa civil. A Força Aérea informou que mais de 100 corpos foram avistados nas ruas de Tacloban depois da passagem do supertufão, o mais forte registrado até hoje pela velocidade dos ventos e com um diâmetro de 1,8 mil quilômetros.
A força e a intensidade desta tempestade tropical já são comparáveis às do Furacão Sandy, o pior da temporada de furacões de 2012 no Oceano Atlântico. O furacão se formou no mar em outubro daquele ano e se juntou com uma massa de ar polar da primavera no Hemisfério Norte assumindo uma dimensão sem precedentes.
Os ciclones são chamados de furacões no Atlântico e de tufões no Pacífico. O supertufão segue agora em direção ao Vietnã.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário