Os serviços secretos da Europa Ocidental cooperam num megaprograma de espionagem das telecomunicações via telefone e Internet, revelam documentos passados ao jornal inglês The Guardian pelo ex-funcionário subcontratado da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos Edward Snowden, que denunciou meses atrás a espionagem americana e está agora refugiado na Rússia.
A Alemanha, a Espanha, a França, a Holanda, o Reino Unido e a Suécia foram citados como países que estão desenvolvendo em conjunto técnicas e métodos para vigiar a vida dos cidadãos a pretexto de combater o terrorismo. Nos documentos vazados por Snowden, a agência de espionagem britânica GCHQ se gaba de ensinar as outras a driblar as legislações nacionais de proteção à privacidade.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário