O democrata Bill de Blasio obteve uma expressiva vitória na eleição municipal de Nova York, derrotando o republicano Joe Lhota e recuperando a Prefeitura da maior e mais rica cidade dos Estados Unidos depois de 20 anos. No momento, está 63,5% a 35,1%.
Foram dois governos do republicano Rudolph Giuliani, famoso por coordenar a reação aos atentados de 11 de setembro, e três do bilionário Michael Bloomberg, que se elegeu primeiro como republicano e depois se tornou independente.
De Blasio, que três décadas atrás foi à Nicarágua a Revolução Sandinista, assediada na época por rebeldes contrarrevolucionários apoiados pelo então presidente Ronald Reagan, promete fazer um governo mais à esquerda, aumentar os impostos para os ricos e construir imóveis para reduzir o custo da habitação na cidade.
Com um dos metros quadrados mais caros do mundo, 25% dos habitantes da cidade mais rica do mundo são pobres e a maioria aluga casa ou apartamento por não poder comprar.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário