terça-feira, 5 de novembro de 2013

Governador reeleito de Nova Jérsei é presidenciável

Com 60,8% dos votos válidos, o governador de Nova Jérsei, Chris Christie, foi reeleito hoje, reforçando suas credenciais como político mais popular do Partido Republicano para concorrer à Presidência dos Estados Unidos em 2016, provavelmente contra a ex-secretária de Estado e ex-primeira-dama Hillary Clinton.

A apuração ainda está em andamento, com 37,7% para a democrata Barbara Buono.

Christie é contra o aborto, o casamento gay e outras propostas liberais, mas não é considerado suficiente conservador pela ala mais direitista do partido, o movimento radical de direita Festa do Chá, que boicota o governo Barack Obama de todas as formas possíveis.

Quando o furacão Sandy arrasou seu estado, no ano passado, Christie não hesitou em andar lado a lado com Obama pelas áreas devastadas e agradeceu ao presidente em nome do povo de Nova Jérsei. Mostrou ser capaz de fazer alianças bipartidárias, esquecendo brevemente as diferenças ideológicas para resolver problemas práticos.

Na Cidade de Nova York, o democrata Bill de Blasio é franco favorito, com mais de 65% nas pesquisas para retomar a cidade do controle do Partido Republicano depois de 20 anos, de dois governos de Rudolph Giuliani e três do bilionário Michael Bloomberg.

Nenhum comentário: