quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Venezuela dá poderes ditatoriais a Maduro

A Assembleia Nacional da Venezuela deu ontem poderes especiais para o presidente Nicolás Maduro enfrentar o que chama de "guerra econômica", na verdade o colapso do modelo econômico imposto pelo falecido presidente Hugo Chávez e seu mal definido "socialismo do século 21".

O problema é que Maduro, ex-motorista de caminhão e ex-dirigente sindical, não pretende mudar a política econômica que tornou um dos países mais ricos em petróleo do mundo numa economia de escassez onde faltam papel higiênico, leite, carne, frangos e outros produtos essenciais - além do dólar.

Como pode um país que recebeu mais de US$ 800 bilhões vendendo petróleo nas últimas décadas não ter dólares para pagar pelas importações? Só mesmo com muita ignorância, incompetência e corrupção. Maduro é mais um idiota latino-americano, na definição do escritor peruano Mario Vargas Llosa.

De que servem poderes especiais se Maduro não sabe o que fazer? Vai continuar prendendo empresários e botando a culpa na oposição por seu próprio fracasso. Dificilmente Maduro chega ao fim do governo. Seu primeiro teste será nas eleições municipais de 8 de dezembro. Por isso, precisava da Lei Habilitante para tentar dar alguns golpes de mestre enquanto a Venezuela marcha para a ruína e a tragédia.

Nenhum comentário: