sexta-feira, 13 de maio de 2011

Retaliação dos Talebã mata 80 no Paquistão

Dois atentatos terroristas mataram pelo menos 80 pessoas hoje numa academia militar de Charsada, no Norte do Paquistão, informa a agência de notícias Reuters. A milícia fundamentalista dos Talebã reivindicou a autoria do ataque e prometeu mais, em vingança pela morte do líder da rede terrorista Al Caeda, Ossama ben Laden.

A morte de Ben Laden por um esquadrão de elite da Marinha dos Estados Unidos gerou uma crise entre os dois países. Os EUA estão certos de que autoridades paquistanesas estavam protegendo Ben Laden. Já o Paquistão denuncia a invasão de seu território pelos soldados americanos.

Ben Laden estava refugiado em Abotabade, onde fica a principal academia militar paquistanesa, o que alimentou suspeitas de cumplicidade entre o terrorista e o serviço secreto militar do Paquistão.

Em depoimento no Congresso dos EUA na semana passada, o diretor geral da Agência Central de Inteligência (CIA), o serviço de espiogem americano, Leon Panetta, admitiu que houve conivência ou incompetência do lado paquistanês. E conclui: “Nos dois casos, nós saímos perdendo.”

Nenhum comentário: