segunda-feira, 9 de maio de 2011

Chefe da OTAN vê fim do regime de Kadafi

A ditadura do coronel Muamar Kadafi está chegando ao fim, afirmou ontem o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Anders Fogh Rasmussen, sem prever até quando vai a intervenção autorizada pelo Conselho de Segurança das Nações para “proteger a população civil” da Líbia.

“O jogo acabou para Kadafi”, declarou Rasmussen, ex-primeiro-ministro da Dinamarca, em entrevista ao programa State of the Union, da TV americana CNN. “Ele deve entender mais cedo ou mais tarde que não há futuro para ele nem para seu regime.”

Rasmussen está certo de que o ditador líbio não vai resistir aos “ventos de mudança” que sopram no Norte da África e no Oriente Médio. Está mais confiante: “Vimos um duro golpe para Al Caeda e a visão de Ossama ben Laden de um conflito permanente entre o mundo muçulmano e o Ocidente.”

Por outro lado, o secretário-geral da OTAN considera improvável que Kadafi pare de atacar a população líbia enquanto estiver no poder, o que significa que a intervenção iria pelo menos até sua queda.

Nenhum comentário: